domingo, 6 de setembro de 2009

Dadaismo digital

Uma pequena matéria publicada na Nova-e, sobre o que poderíamos chamar de dadaísmo digital:

Por Hernani Dimantas

Em tempos de de AI5 digital, do projeto do senador Eduardo Azeredo, que cerceia a liberdade na Internet,  leia e dissemine o artigo de Hernani Dimantas que trouxe para NovaE um dos maiores símbolos da liberdade digital. Outubro de 2002 é mais recente que nunca.

Alguém ouviu falar do Zero Wing? Pois é, eu também nunca havia ouvido falar deste game. Desenvolvido para rodar num console da Sega.

Foi traduzido do Japonês para o Inglês. ALL YOUR BASE BELONG TO US é uma espécie de uma onomatopéia digital, fruto de uma precária tradução, e de orelhas ligadas nos movimentos da Internet.

O vídeo é maravilhoso. Criado pelo Toaplan.com Web site. Desenvolvido em Flash, e apresenta uma série de fotos "fotoshopeadas" com a frase ALL YOUR BASE infiltradas em todos os meandros do nosso planeta. Uma verdadeira invasão.....

Não é apenas uma piada. ALL YOUR BASE tornou se um fenômeno na rede, sucesso de público e de bilheteria.

É uma realidade dadaísta num ambiente que recusa ser domesticado para se tornar mais um meio previsível. A Internet está sendo criada pelos usuários, e o conhecimento nos pertence. A informação deve correr solta.

Estas são as palavras escondidas por trás de um vídeo em Flash. Nosso mundo não tem saída. Temos uma bomba relógio armada para explodir. Este é o sinal dos tempos.

A mensagem hacker não é de destruição. Estamos rompendo os paradigmas para criar um novo mundo. ALL YOUR BASE BELONG TO US faz sentido no ambiente WEB. É uma saída.... um novo conceito onde o conhecimento e a base de dados da rede são livres e nos pertencem. Sem intermediários, ou pessoas desinteressadas no desenvolvimento da humanidade.

Mas por que se tornou tão popular... Isto é uma pitada de mistério. Minha opinião pessoal é que este game traduz uma forma diferente de interagir com a rede. Seja através de jogos, palavras ou fotos falsificadas. De qualquer forma, o esforço é comunitário. E parece que as comunidades são a única fórmula de sucesso na Internet.

Dê um tempo... Clique neste link, e viaje pela saga de Cats. E continue viajando... aliás, é para isso que serve a Web.....



Nenhum comentário:

Postar um comentário